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Cobrança indevida no cartão de crédito: o que fazer?

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Cobrança indevida no cartão de crédito: o que fazer?

A cobrança indevida no cartão de crédito gera ao consumidor o direito ao recebimento do indébito, que significa receber o valor cobrado em dobro, conforme prevê o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.

Podem ocorrer casos mais graves, como por exemplo a inscrição do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito por conta da cobrança indevida no cartão de crédito, agravando ainda mais os danos.

Em casos como estes, é de direito do consumidor a justa e devida reparação do dano pelo erro da empresa, recebendo uma indenização pelos danos morais sofridos.

Desta forma, é primordial que o consumidor guarde todas as faturas, notas fiscais e comprovantes de pagamentos bem como os registros dos protocolos de atendimento, para que seja possível identificar e quantificar os danos a serem reparados em eventual ação judicial.

Da mesma forma, caso o consumidor tenha seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, também é garantido o direito de receber uma compensação em dinheiro pelos danos morais sofridos.

2 Comments

  • Mauricio Pinheiro
    Responder 6 de abril de 2022 at 16:08

    Boa tarde meu caso é em relação a cartão de crédito observo que solicitei contestação e fui atendido porém algumas horas depois verifiquei que o débito era devido e solicitei que fosse desconsiderado meu pedido onde fui informado que não havia mais a possibilidade e inclusive meu cartão seria cancelado e enviado um novo, acontece que no momento que recebi essa informação considerei que o processo havia sido contestado e portanto foi realizada outra compra , em resumo hoje busco ser ressarcido dos débitos (R$ 7.000,00). Gostaria de obter o valor dos serviços.

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